segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Ciúmes

ooi queridas ,tudo bem com vocês ? estão gostando do blog ? espero que sim :D . Vou falar um pouco sobre o ciumes . Quem nunca sentiu na vida? Aposto que pelo menos uma vez na vida, aconteceu da sua perna tremer de ódio quando viu a sua amiga com uma qualquerzinha, ou o seu gatinho com outra qualquerzinha, não é? O ciúmes em si parece algo ruim, embora muita das vezes pode ser bom. Quer saber mais sobre o assunto ? \/ leia .

Ciúmes, o que é isso ? 

Segundo a psicóloga clínica Mariagrazia, esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se até perigoso e transformar-se em uma obsessão.
Nesse tipo de paranóia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam a liberdade deste.
Algumas teorias consideram que os casos mais graves podem ser curados através da psicoterapia que passa por um reforço da auto-estima e da valorização da auto-imagem. Porém várias teorias criticam a visão psicanalítica tradicional (exemplo:esquizoanálise).
Outros casos mais leves podem ser tratados através da ajuda do parceiro, estabelecendo-se um diálogo franco e aberto de encontro, com a reflexão sobre o que sentem um pelo outro e sobre tudo o que possa levar a uma melhoria da relação, para que esse aspecto não se torne limitador e perturbador.

E quando é demais estraga ?!

O problema mais comum entre os casais está no excesso de ciúme. Não se pode confundir o medo de perder uma relação amorosa com sentimento egoísta de pensar que é dona ou dono do parceiro. É preciso perceber quando o ciúme indica uma simples ” prova de amor” ou quando ele caminha para o exagero e termina se transformando em um sentimento incontrolável, capaz de provocar mal-estar e constantes crises, chegando mesmo a acabar com um relacionamento que tinha tudo para dar certo.

O ciúmes de amiga 

 A primeira coisa que temos que fazer, é analisar o porque disso, depois de identificarmos de onde vem esta "nuvenzinha negra", o melhor é compartilhar estes sentimentos. Ao invés de ficar pensando mal dela, é melhor contar o que está acontecendo e pedir ajuda. Pode ter certeza de que ela vai entender e ajudar a ver as coisas de outra maneira. Não podemos esquecer que ela é nossa amiga. E é aqui que devemos por em prática o terceiro passo, que é o de lembrar todas as coisas boas que passaram juntas, as risadas, os momentos divertidos, os segredos, as preocupações, a tristeza ... Você não deve esquecer que os amigos verdadeiros são raros e nós não queremos perder aquilo que é bom, portanto, ânimo garota, fora tristeza e muita conversa para expulsar as coisas ruins !

Ciúmes do namorado 

Ciúmes do namorado muita das vezes pode ser comum! Mas é quase como o da amiga. Primeiro, analise os fatos. O que causa esse ciúme? Depois que descobrir, converse com ele a respeito disso. Respeite sua opinião, mas exija respeito quanto a sua. Então, tente se controlar. Pense: se ele está comigo, é porque ele me ama. Confie no seu taco garota, se ele está contigo é porque te ama.


Como saber se você está com ciúmes , aqui vai alguns sintomas :

 A pessoa vai contigo aonde você for.

 Ela sempre exige informações.

 Ela ou você demonstra medo ou desconfiança em si mesma.

 A pessoa sempre tem algo contra algum amigo seu.

 Quando está entre você e outra pessoa ela fica nervosa facilmente.

 Ela vive inventando desculpas esfarrapadas para seu comportamento estranho.
 
Ainda , está com dúvidas sobre o tal ciúmes , veja :

  Porque as pessoas sentem ciúmesO ciúmes romântico acontece geralmente quando uma situação é interpretada pela pessoa como ameaçadora ao seu relacionamento amoroso. Para manter o relacionamento ou diminuir o ciúmes, a pessoa entra em um processo que envolve vários comportamentos e pensamentos, que podem ser eficazes ou não.
Sim, ele é uma ferramenta evolutiva que serve como um sensor de perigo e sua função é preservar o relacionamento. A ausência dele também pode prejudicar a relação a dois, deixando o parceiro com a sensação de não ser amado o suficiente 
Quem é mais ciumento , homem ou mulher : Ambos os sexos sentem ciúmes, a diferença estaria nos motivos ou atribuições que levam ao ciúmes para cada sexo, no que é sentido como a ameaça. 
•  ciúmes é doença : O ciúmes não é uma doença, mas pode se tornar patológico (excessivo) ou ser sintoma de alguns transtornos, como transtorno obsessivo compulsivo, alcoolismo, demência, esquizofrenia, por exemplo.
O ciúmes normal seria transitório, específico e baseado em fatos reais e o patológico seria uma preocupação infundada, irracional e descontextualizada.

Bom esse foi um post pra ajudar vocês meninas , e que ciúmes nem sempre é uma coisa ruim  (: .

SUPER BEIJO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário